Live “LC 173 e PEC 186 | Como isso afeta os Servidores?” será dia 7 de abril, às 19 horas
O STSPMP irá promover uma transmissão ao vivo com o tema “LC 173 e PEC 186 | Como isso afeta os Servidores?”. O evento ocorrerá por meio de live transmitida no Facebook da entidade e será no dia 7 de abril, próxima quarta, a partir das 19 horas. A iniciativa é da diretoria do Sindicato dos Servidores de Paulínia.
O objetivo é promover um momento de formação dos Servidores mediante os ataques diretos do Governo Federal, passando pela LC 173/2020 e agora a EC 109/21 (PEC 186 – Proposta de Emenda à Constituição).
PARTICIPANTES
- Rodrigo Jacquet, presidente do Sindicato dos Servidores de Paulínia;
- Alexandre Mandl, advogado do Sindicato;
- Thiago Duarte Gonçalves, coordenador de Formação e Organização Sindical da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e do MPU).
SERVIDOR (A): A sua participação é fundamental! Compartilhe com seus colegas de trabalho.
LEIA TAMBÉM
Exigimos democracia na escolha dos representantes do planejamento participativo da Saúde
Em todo espaço há diferentes interesses dos atores envolvidos. Pensando na composição tradicional dos conselhos de saúde, de maneira simplista e somente ilustrativa, há os interesses dos usuários para que sejam melhor atendidos pelo sistema de saúde, dos trabalhadores para que tenham melhores condições de trabalho e melhores salários e dos gestores para que se mantenham no poder.
E além de diferentes interesses, há distintas relações de poder também. Por mais que a composição seja proporcionalmente maior de alguns setores (no caso dos conselhos de saúde, uma proporção de 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores), é insuficiente para “equilibrar” o poder dentre os setores.
De saída, há uma estética e status envolvidos, em que a fala do doutor, do escolarizado, do homem, do branco etc., tem, sem dúvida, um peso decisório maior. Tende a ter mais poder nos espaços também quem é mais articulado, quem tem acesso a mais informações. Tende a falar mais quem foi treinado para tal. Além disso, os gestores e governantes tem, mesmo que implicitamente, o poder de chefia: de perseguição aos opositores, de deslocamento para outros locais de trabalho como forma de punição, mudança de função etc…leia na íntegra