Limpeza | Descaso com Servidores da Educação e alunos é reflexo da negligência da ADM
Professores, Diretores e alunos foram surpreendidos nesta quinta (4) pela falta de limpeza nas Escolas. A Prefeitura sabe e não nega. Alegam que o contrato com a empresa responsável pela limpeza acabou. A Administração não tomou as devidas providências no sentido de assegurar a limpeza dos prédios, seja por outro contrato emergencial ou pela conclusão do processo de licitação no tempo necessário para garantir o serviço. Com isso, centenas de alunos e Professores da rede pública de Educação frequentam as unidades sem a limpeza e a higiene minimamente necessárias. Tal decisão por parte do Governo é um descaso e desrespeito com a vida, saúde e os protocolos sanitários contra a Covid-19.
O STSPMP recebeu diversas reclamações das Escolas pela falta de limpeza. Realizamos apuração nas unidades e nenhum comunicado foi realizado aos gestores escolares com a devida justificativa (encerramento do contrato). Estivemos em contato com a Prefeitura e a informação dada foi de que a questão é de responsabilidade da Secretaria de Obras.
Wladimir Stefani, secretário de Obras, informou ter disponibilizado 20 funcionárias do Consórcio Paulínia e uma equipe para realizar mutirões de limpeza nas unidades até a conclusão da próxima licitação. Também informou quanto ao processo licitatório, com previsão de conclusão em duas semanas. Ou seja, por mais 15 dias, TODA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO NÃO TERÁ LIMPEZA ADEQUADA. Mesmo em condições sanitárias normais, esta quantidade de profissionais de limpeza não é o suficiente.
As Escolas têm vários horários de intervalo com refeições, além de, em alguns casos, atender em três períodos. Considerando o protocolo da Covid-19, a situação é ainda pior. Diante da ausência de condições sanitárias adequadas, seguiremos com força total na cobrança ao prefeito Du Cazelatto e seus secretários! Não podemos aceitar este descaso e falta de responsabilidade com a saúde dos profissionais e alunos.