Entenda a importância da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Entenda a importância da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Ouça a matéria!

 

As inscrições dos interessados em serem representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) já começaram. Os Servidores podem ir ao Diest (Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho) até 4 de novembro e se candidatarem. Com essa proximidade, acreditamos ser bom relembrar a importância desta Comissão. Seu objetivo é acompanhar os processos de identificação de perigos e avaliação de riscos e cobrar medidas de precaução por parte da Prefeitura.

Em resumo, a função da CIPA é identificar situações (equipamentos ou processos de trabalho) que possam trazer riscos à segurança e saúde dos trabalhadores, verificar os ambientes e as condições de trabalho e a partir destas analises criar ferramentas apropriadas e determinações para a solução dos problemas identificados.

Existem trabalhos cujos riscos são inerentes e por suas características, inevitavelmente expõem o trabalhador.

EXEMPLOS

Um profissional de Saúde em uma unidade respiratória para Covid-19, por exemplo, está exposto ao risco de contaminação. Deve o empregador, portanto, oferecer todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, além de organizar o espaço físico e os procedimentos a fim de minimizar o perigo.

Em outro exemplo, um motorista de trator. Ele está exposto ao barulho do equipamento. Neste caso, o patrão tem de garantir protetores auriculares, organizar a carga horária e assim diminuir ao máximo a exposição deste trabalhador.

A consequência imediata da inexistência da Comissão reflete:

  1. na saúde do Servidor;
  2. no desconhecimento dos dados sobre acidentes e riscos;
  3. e na enorme dificuldade em planejar ações pela falta de elementos que as limitem.

Em outras palavras, a ausência da CIPA se traduz em adoecimento do Servidor, precarização do trabalho e prejuízos no resultado final.

CIPA: DEVER DA PREFEITURA | DIREITO DO SERVIDOR 💪🏼

O pleito está marcado para os dias 21, 22 e 23 de novembro. Serão eleitos 10 candidatos titulares e oito suplentes dentre os Servidores públicos. . O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, podendo haver uma reeleição. Todos podem se candidatar, sejam celetistas ou estatutários – inclusive àqueles com contrato temporário.

CLIQUE AQUI E LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA

➕ LEIA TAMBÉM

CIPA 2022 | Inscrições vão até 4 de novembro no Diest. Confira as regras no edital e PARTICIPE!

A implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de Paulínia está cada vez mais próxima. Nesta segunda, dia 3 de outubro, saiu o edital das eleições para escolha dos representantes. As inscrições serão de 3 de outubro a 4 de novembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, na Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho (Diest) – Avenida Pref. José Lozano Araújo, 1.551, Nova Paulínia… confira na íntegra

2 comentários sobre “Entenda a importância da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×