Atestados médicos traçam raio-X mental e guiam ações nas empresas
Uma pesquisa realizada pela startup Closecare, focada em gestão de atestados médicos e saúde corporativa, mapeou a realidade da saúde mental nos ambientes de trabalho e identificou um crescimento de 30% em afastamentos motivados por transtornos desse tipo desde 2020, sobretudo em empresas de atividades administrativas.
O levantamento analisou cerca de 480 mil atestados médicos cadastrados na plataforma entre janeiro de 2020 e abril deste ano, reunidos de 16 companhias que usam o serviço, de setores e portes variados. Na análise, foram avaliados quadros específicos – episódios depressivos, ansiedade e estresse -, a partir de pedidos de afastamento baseados na categoria F da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), referentes a transtornos mentais e comportamentais.
LEIA TAMBÉM
Nosso Sindicato ingressou com um Mandado de Segurança, dia 6 de junho, contra o ato do prefeito de Paulínia, Ednilson Cazellato, em não aplicar a Lei Federal 191/2022 para os Servidores da Saúde e Segurança Pública. Na petição inicial elaborada pelo o advogado do STSPMP, Dr. Rafael Ceroni Succi, ressalta-se: “O inciso IV do artigo 2º da Lei Complementar Federal nº 191/2022, retroage o pagamento dos direitos aos Servidores públicos municipais da área de Saúde e Segurança Pública que completaram o período aquisitivo, para 1º de janeiro de 2022… confira na íntegra