CIPA | Inscrições começam dia 6 de junho e vão até 4 de julho. PARTICIPE!
Nossa luta para tornar realidade a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) avança! O Governo divulgou hoje (2 de junho) o edital de convocação aos interessados em apresentar sua candidatura. As inscrições serão de 6 de junho a 4 de julho, na Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho (Diest) – endereço abaixo. Serão eleitos 10 candidatos titulares e oito suplentes dentre os funcionários. O pleito está marcado nos dias 5, 6 e 7 de julho. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, podendo haver uma reeleição.
FUNCIONARÁ ASSIM:
- 10 titulares representantes dos empregados e oito suplentes;
- O vice-presidente da CIPA será escolhido pelos representantes dos empregados, dentre os seus titulares;
- 10 titulares representantes do empregador e oito suplentes;
- O empregador designará dentre os seus representantes titulares o presidente da CIPA.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar da CIPA como membros representantes deverão fazer inscrição na Divisão de Engenharia e Segurança do Trabalho (Diest) – avenida Pref. José Lozano Araújo, 1.551, Nova Paulínia. O recebimento das inscrições ocorre de 6 de junho a 4 de julho, sempre das 8h30 às 16h30. Todos podem se candidatar, sejam Celetistas ou Estatutários – inclusive àqueles com contrato temporário.
O QUE FAZ A CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem o objetivo acompanhar os processos de identificação de perigos e avaliação de riscos, bem como a adoção de medidas de precaução implementadas por uma organização. “Traduzindo”, a função da CIPA é identificar situações (equipamentos ou processos de trabalho) que possam trazer riscos à segurança e saúde dos trabalhadores, verificar os ambientes e as condições de trabalho e a partir destas analises criar ferramentas apropriadas e determinações para a solução dos problemas identificados.