Setembro Amarelo ūüíõ | Campanha refor√ßa o valor da vida e a preven√ß√£o do suic√≠dio

O m√™s de setembro √© conhecido pela cor amarela, refer√™ncia √† Campanha Mundial de preven√ß√£o do suic√≠dio. Segundo dados da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suic√≠dio do que HIV, mal√°ria ou c√Ęncer de mama – ou mesmo guerras e homic√≠dios. Ainda assim √© um assunto tabu na sociedade. Por isso, a divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes sobre o tema √© uma das principais formas de combater o problema.

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e alertar toda a população. O tema tem nosso total apoio e engajamento.

DADOS ALARMANTES ‚ö†ÔłŹ

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suic√≠dio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no tr√Ęnsito, tuberculose e viol√™ncia interpessoal. Trata-se de um fen√īmeno complexo e atinge indiv√≠duos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.¬†

Segundo a OMS, √© poss√≠vel prevenir o suic√≠dio, por√©m, os profissionais de Sa√ļde de todos os n√≠veis de aten√ß√£o t√™m de estar aptos a reconhecer os fatores de risco presentes, a fim de determinar medidas para reduzir tal risco‚ÄĚ, afirma o psiquiatra Valdir Campos.

E COMO SE PREVENIR OU AJUDAR? ūü§∑ūüŹĽ‚Äć‚ôāÔłŹ

Mas de qual forma buscar ajuda, se muitas vezes a pessoa sequer sabe dessa rede de apoio? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer esse apoio a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

O suic√≠dio √© um fen√īmeno complexo, de m√ļltiplas determina√ß√Ķes, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudan√ßas marcantes de h√°bitos, perda de interesse por atividades queridas anteriormente, descuido com apar√™ncia, piora do desempenho na escola ou no trabalho, altera√ß√Ķes no sono e no apetite, frases como ‚Äúpreferia estar morto‚ÄĚ ou ‚Äúquero desaparecer‚ÄĚ podem indicar necessidade de ajuda.

Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de t√£o imenso, parece insuport√°vel. Portanto, apoie a campanha Setembro Amarelo!”

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS DO SETEMBRO AMARELO

‚ěē LEIA TAMB√ČM

Assistência Funerária | Sócios ganham três meses grátis na contratação do plano

A Union Assist√™ncia Funer√°ria est√° novamente com uma mega promo√ß√£o. Quem perdeu a campanha de¬†car√™ncia zero¬†do in√≠cio do ano n√£o vai ter desculpas para ficar de fora agora. S√£o¬†TR√äS MESES¬†de mensalidades gr√°tis aos s√≥cios na contrata√ß√£o do plano*. Isso mesmo. Durante o¬†per√≠odo de car√™ncia vigente¬†voc√™ n√£o pagar√° nada. Ap√≥s isso,¬†iniciam-se os valores de apenas¬†R$ 6,50¬†dos titulares e¬†R$ 8,50 para dependentes… confira na √≠ntegra

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×