Saúde Mental | Números de pessoas deprimidas e suicídios seguem em alta

A “Folha de S. Paulo” divulgou, dia 17 de julho, pesquisa sobre um tema destacado pelo STSPMP já algumas vezes: Saúde Mental. Nos últimos anos, o Brasil sofre com o aumento no índice de suicídios, especialmente em algumas regiões específicas. O total de óbitos no País dobrou de 7.000 para 14 mil nos últimos 20 anos. Isso equivale a mais de um óbito por hora, superando as mortes em acidentes de moto ou por HIV. Os dados foram divulgados pelo Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil).

Para reduzirmos estes números precisamos reforçar a importância da conscientização de toda a população. A matéria destaca quatro diretrizes principais: dificultar o acesso aos principais métodos de lesões autoprovocadas utilizados; qualificar a mídia a fim de neutralizar relatos e enfatize histórias de superação; expandir e fortalecer os serviços de saúde mental para identificar casos precoces; e trabalhar habilidades socioemocionais nos espaços de ensino.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

LEIA TAMBÉM

Estudo alerta para altos níveis de depressão e pensamentos suicidas em trabalhadores de Saúde

Washington, D.C., 13 de janeiro de 2022 (OPAS) – Trabalhadores de Saúde de onze países latino-americanos apresentam altas taxas de sintomas depressivos, pensamentos suicidas e sofrimento psíquico, conforme os resultados de um estudo liderado pela Universidade do Chile e Universidade da Columbia (nos Estados Unidos), com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)… confira na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×