Veja os esclarecimentos do Dr. Fábio sobre o convênio entre Paulínia e Unicamp
O Sindicato promoveu uma conversa sobre o convênio “Unicamp-Paulínia” neste sábado (29). O encontro virtual contou com a participação do nosso presidente Rodrigo Jacquet, do secretário de Saúde Dr. Fábio Alves e do médico da Atenção Primária de Paulínia Gabriel Barros. Aproveitamos o espaço para trazer as principais dúvidas dos Servidores com relação à execução do convênio. Dentre elas, se existe projeto de aplicação nas Unidades Básicas, visto que no Hospital Municipal os primeiros alunos já chegaram.
COMO FOI A CONVERSA
O secretário informou que para cada área haverá um termo aditivo de implementação. Por enquanto, o que existe é um grande projeto piloto abrangente, do qual derivará os demais, sendo replicado e reformulado no decorrer da experiência.
Cobramos transparência, critérios objetivos e publicidade na seleção dos preceptores, permitindo que os funcionários estatutários que preencham requisitos técnicos de ensino possam se candidatar à preceptoria dos alunos e residentes da Unicamp. Também sugerimos práticas de valorização dos Servidores, como implementação do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) para todo o funcionalismo, com pontuação máxima aos Servidores que exercerem a função de preceptoria. Isso porque não há previsão contratual de remuneração por nenhuma das partes (Unicamp ou Prefeitura de Paulínia).
Pedimos a definição da rotina de trabalho/adequação das horas destinadas ao acompanhamento e ensino dos alunos. Para essas solicitações, o secretário se dispôs a pensar as práticas de seleção e valorização desses profissionais. Vamos acompanhar de perto os critérios utilizados a partir dessa conversa.
Sugerimos também que haja negociação com a Universidade para facilitar o ensino aos profissionais do município, seja dentro da Unicamp, como dentro dos nossos espaços de trabalho.
CONCURSO PÚBLICO
Nosso último tópico abordado, não menos importante, foi o compromisso da Secretaria com a realização de concurso público para todas os setores na Saúde. Há uma grande preocupação de que o convênio seja mal-empregado, no sentido de suprir a carência de profissionais no município. Citamos as aposentadorias, a expansão nos atendimentos dos últimos anos e a pandemia como agravante dessa carência.
Houve uma garantia do secretário de que essa parceria com a Unicamp não tem como objetivo a substituição da mão de obra. Entretanto, não ficou claro se há um compromisso dessa gestão com a realização de concurso público num futuro próximo.
Houve um comprometimento em analisar a necessidade por setores. Em dado momento, o secretário citou que a contratação via Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região) é uma boa opção no momento…