Prefeitura não irá mais descontar alíquota previdenciária nas verbas de natureza transitória. Vamos esclarecer os impactos aos Servidores

Prefeitura não irá mais descontar alíquota previdenciária nas verbas de natureza transitória. Vamos esclarecer os impactos aos Servidores

Ouça a matéria!

 

A partir deste mês de novembro, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura NÃO efetuará mais o desconto da alíquota de 14% sobre as verbas de natureza transitória. Esta mudança ocorre devido aos apontamentos do Tribunal de Contas, tanto para a PauliPrev (Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia) quanto à Administração. A medida visa adequar-se às diretrizes estabelecidas pelo órgão fiscalizador.

O QUE SÃO AS VERBAS DE NATUREZA TRANSITÓRIA? 📜

As verbas de natureza transitória incluem pagamentos não permanentes, como:

  • gratificações temporárias;
  • bônus;
  • prêmio motorista;
  • adicional de insalubridade;
  • periculosidade;
  • adicional de risco de função;
  • adicional noturno;
  • a partir de 2022, o Tribunal de Contas passou a apontar também a Carga suplementar e Complementar;
  • e outras verbas adicionais que os Servidores possam receber de forma esporádica.

O desconto da alíquota sobre estes itens vai cessar agora, mas algumas verbas como a hora-extra, por exemplo, já não estava mais entrando no cálculo da aposentadoria. Anteriormente, essas verbas estavam sujeitas ao desconto da alíquota de 14%, destinado à contribuição previdenciária. Ou seja, incidiam sobre o valor a ser destinado ao cálculo da aposentadoria. 

Estes são apenas exemplos, mas existem outras verbas com natureza transitória e vamos apresentar o detalhamento nas reuniões a serem organizadas nos próximos dias.

ANÁLISE E ESTUDO JURÍDICO 📋

O Jurídico do STSPMP está acompanhando atentamente essa situação e analisando a legislação não apenas em Paulínia, mas também em outros municípios. Para atender a categoria de forma ampla e eficaz, o Sindicato fechou um cronograma com diversos dias e horários para realizar reuniões de esclarecimento. Todas serão presenciais na sede do Sindicato (rua dos Imigrantes, 885, Parque da Figueira):

📆 5/11 (terça) – Dr. Alexandre Mandl, às 17 horas, na sede do STSPMP;
📆 6/11 (quarta) – Dr. Rafael Ceroni, às 18 horas, na sede do STSPMP;
📆 18/11 (segunda) – André Breda/Vaniza, às 18 horas, na sede do STSPMP.

Em breve vamos marcar também um encontro de forma online.

O objetivo é esclarecer a categoria sobre as implicações dessa mudança e indicar caminhos possíveis para minimizar impactos. A equipe jurídica está empenhada em realizar um estudo aprofundado para fornecer todas as informações necessárias aos Servidores.

Essas reuniões serão uma oportunidade para todos tirarem suas dúvidas e compreendam melhor as mudanças a serem implementadas.

IMPORTANTE 📢

O STSPMP reforça a importância da participação de todos. É fundamental o funcionalismo estar ciente das novas diretrizes. O Sindicato está disponível para responder a quaisquer dúvidas e fornecer o suporte necessário durante esse período de transição. Juntos poderemos entender quais são os melhores caminhos.

PRESIDENTE CLÁUDIA POMPEU 📢

“O Sindicato seguirá acompanhando a situação de perto e mantendo a categoria informada sobre qualquer desdobramento. A colaboração entre o STSPMP, os Servidores e os órgãos envolvidos é essencial para garantir que todas as medidas sejam tomadas de forma transparente e os direitos dos trabalhadores sejam preservados”, pontua nossa presidente Cláudia Pompeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×