STSPMP acompanha perícia para constatação do grau de insalubridade dos Agentes de Vetores de Paulínia
Ouça a matéria!
Uma perícia foi realizada nos locais de trabalho dos Agentes de Vetores de Paulínia. A vistoria ocorreu na quinta, 31 de outubro, a fim de verificar as condições de insalubridade e pleitear o grau máximo de 40% a esses Servidores. O objetivo era analisar os ambientes de trabalho, equipamentos de proteção individual (EPIs) e a exposição a produtos químicos e biológicos.
A ação contou com a participação de representantes:
- do STSPMP;
- Jurídico do Sindicato;
- Engenheiro da Dimop (Divisão de Medicina Ocupacional e Perícias);
- Coordenação da unidade de vetores;
- e dois peritos.
Perícia 📋
Durante a inspeção, foram verificados todos os locais onde os Agentes atuam diariamente. Informações detalhadas foram colhidas diretamente dos funcionários e suas chefias imediatas, além de uma revisão minuciosa dos EPIs disponíveis. Os peritos também avaliaram os produtos químicos e biológicos aos quais estão expostos regularmente. Essas informações são essenciais para fundamentar o pedido do Sindicato pelo grau máximo de insalubridade.
Decisão judicial ⚖️
Assim que a perícia for concluída, um laudo será enviado aos autos para o juízo analisar o pleito do STSPMP. Além de obter o grau máximo de insalubridade, queremos o pagamento com base no salário de cada Servidor. A insalubridade aos Agentes só é paga atualmente devido a denúncias feitas pelo Sindicato ao judiciário, demonstrando a continuidade da luta pela valorização desses profissionais.
Além dos locais de trabalho diários dos agentes, a perícia também incluiu a vistoria do lixão de reciclagem e da zoonoses municipal, onde há Servidores de vetores atuando. A ação visa garantir que todos os ambientes de trabalho sejam adequadamente inspecionados e as condições de insalubridade sejam reconhecidas e compensadas.