“Somos Todas Professoras” | Articulação regional fortalece luta das Servidoras por valorização
O Movimento “Somos Todas Professoras” organizou neste sábado, 28 de maio, um Encontro Regional. Foi o primeiro de forma presencial em 2022. A sede do STSPMP recebeu dezenas de representantes do setor da região. Contamos, inclusive, com a presença do deputado estadual Carlos Giannazi. O parlamentar fez questão de frisar: “Antes de ser político eu sou Professor e abraço 100% a causa de vocês”. Foi uma oportunidade única de renovar nossas energias e articular novas ações por reconhecimento.
CIDADES PRESENTES:
Campinas;
Hortolândia;
Itupeva;
Jundiaí;
Louveira;
Nova Odessa;
Paulínia;
Sumaré;
Valinhos.
A luta das profissionais da Educação Infantil é por valorização e pelo enquadramento na carreira do Magistério, como determina:
- a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
- o Plano Nacional de Educação;
- e os pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE).
As Professoras de Creche, juntamente ao STSPMP e demais sindicalistas da região, cobram a compatibilização de direitos dentro do Magistério, com a correta estruturação da Educação Infantil. Trouxemos até a sede cartazes, apresentações e nossa forte disposição de luta. Mostramos nosso engajamento com a causa. Nosso advogado Dr. Alexandre Mandl esteve presente e prestou orientações jurídicas às companheiras, bem como apresentou um panorama geral da situação em Paulínia.
Ao contrário do distorcido pelas nomenclaturas dos cargos, o trabalho destas Servidoras precisa ser amplamente valorizado e o Movimento está na luta. Não se pode admitir o enquadramento como Apoio/Operacional, enquanto suas atribuições são descritas como pedagógicas (preparação de aulas, reuniões de estudos/planejamentos, reuniões com pais, avaliação de alunos, etc.): funções tipicamente docentes.
CLÁUDIA POMPEU, VICE-PRESIDENTE DO STSPMP, COMENTA:
Foi um dia muito agradável e importante! O Sindicato dos Servidores de Paulínia se sente imensamente honrado em sediar o encontro. Debatemos, esclarecemos questões e vigoramos as energias. Pensamos e organizamos nossas lutas em prol do reconhecimento e da valorização dessas Professoras nos mais diversos municípios. Agradecemos pela contribuição de todos”.