Comunidade escolar questiona remanejamento da EMEF Prof.ª Maria Aparecida Caputti Beraldo, com o apoio do Sindicato

Comunidade escolar questiona remanejamento da EMEF Prof.ª Maria Aparecida Caputti Beraldo, com o apoio do Sindicato

O STSPMP reforça a divulgação sobre a situação da EMEF Profª Maria Aparecida Caputti Beraldo, cuja mudança de endereço, em pleno meio do ano letivo, tem gerado grande preocupação. Já havíamos protocolado na Prefeitura manifestações formais sobre o tema. A unidade passou por reformas ao longo de três anos e, no primeiro momento, sem uma justificativa, o prefeito Danilo Barros decidiu mudar a escola de endereço, para o atual prédio do Colégio Objetivo.

Na manhã da última quarta, dia 6 de agosto, os diretores do Sindicato estiveram na escola e conversaram sobre a situação com os Servidores da unidade. No período da tarde do mesmo dia, ocorreu uma reunião na escola, na qual Servidores e população expressaram grande insatisfação com a mudança de prédio anunciada pela Prefeitura.

A principal crítica é que a decisão foi tomada de forma unilateral, sem diálogo prévio com o Conselho de Escola e o Conselho Municipal de Educação (CME), o que até o presente momento ainda não ocorreu. A insatisfação da comunidade escolar está expressa no abaixo-assinado que foi criado pelos pais, na tentativa de convencer a Administração de desistir de sua decisão.

O CME, juntamente com o Conselho de Escola e Sindicato estiveram no Ministério Público para denunciar a situação. Durante o encontro no MP, o Dr. Tiago do Amaral Barbosa, promotor de Justiça, ouviu atentamente as preocupações apresentadas e reconheceu que decisões desse tipo, tomadas sem o devido diálogo com a comunidade escolar, tendem a gerar conflitos e insegurança. O Dr. Tiago se colocou à disposição a fim de auxiliar na mediação do tema e anunciou que, já na próxima semana, poderá se reunir com os representantes dos conselhos para tratar da questão de forma mais aprofundada.

Já na quinta, dia 7, uma nova reunião foi realizada no gabinete do prefeito, com a presença de pais de alunos. O Professor William, presidente do Conselho Municipal de Educação, não teve sua entrada autorizada, o que demonstra uma obstrução para que o Conselho realize o seu trabalho.

ORGANIZAÇÃO SEMPRE DÁ RESULTADOS

Diante da mobilização da comunidade, a Administração recuou da decisão inicial e se comprometeu publicamente a não realizar a mudança de prédio da EMEF Caputti neste ano. Seguiremos atentos para não que não haja nenhum prejuízo aos alunos e Servidores da unidade. Contem conosco sempre.

COMUNICADO À COMUNIDADE ESCOLAR

Abaixo compartilhamos um comunicado da Comissão de Pais da Escola, na íntegra, na qual vemos o recuo da Prefeitura diante da mobilização dos responsáveis, da comunidade escolar, dos Conselhos, com o apoio do Sindicato. Confira!

COMUNICADO À COMUNIDADE ESCOLAR
Reunião com o Prefeito Municipal – 07 de agosto de 2025

Na manhã desta quarta-feira, 07/08, às 9h, foi realizada uma reunião entre a Comissão de Pais da EMEF Maria Aparecida Caputti Beraldo e o Prefeito Danilo Barros, com a participação dos representantes do Gabinete do Prefeito (Rebeca e Ricardo Stella), do assessor do Prefeito Thiago, da Secretária de Educação Márcia, da Diretora Tamires, da Coordenadora Marjory e dos pais representantes: Tatiane, Camilla, Luane, Bruna, Vagner e Rosalvo.

Durante o encontro, foram apresentados os argumentos e preocupações das famílias em relação à possibilidade de mudança de prédio da escola, bem como os motivos apontados pela administração municipal para essa proposta.

O Prefeito garantiu que não haverá mudança da EMEF Caputti para o prédio do antigo Objetivo enquanto as reformas neste local estiverem em andamento.

Foi informado também que a Prefeitura ainda não possui contrato assinado para o aluguel do prédio do Objetivo, estando apenas em tratativas verbais com os responsáveis pelo imóvel.

Segundo a administração, a mudança está sendo considerada devido à necessidade urgente de realocação da Escola Vitor (antigo Supletivo), que se encontra em situação estrutural crítica.

O Prefeito assumiu o compromisso de trabalhar para que qualquer mudança envolvendo a EMEF Caputti ocorra apenas em janeiro de 2026, quando o prédio do antigo Objetivo estaria completamente reformado e liberado para uso integral da escola.

A Comissão de Pais continuará acompanhando atentamente os desdobramentos, mantendo o diálogo com os órgãos competentes e zelando pela qualidade da educação e pela segurança de nossas crianças.

Comissão de Pais da EMEF Caputti
Paulínia, 07 de agosto de 2025

OFÍCIO Nº 056/STSPMP/2025 🔎