STSPMP constata condições precárias na Base Avançada da Guarda Municipal “João Aranha” 🚨. Cobramos adequações imediatas!

STSPMP constata condições precárias na Base Avançada da Guarda Municipal “João Aranha” 🚨. Cobramos adequações imediatas!

Ouça a matéria!

 

Uma denúncia grave vem à tona após vistoria realizada pelos diretores do Sindicato. A Base Avançada da Guarda Municipal “João Aranha” está alocando os Guardas enquanto o posto principal está em reforma (orçada em 14 milhões de reais). O problema está nas condições inadequadas de trabalho desta base. Identificamos na visita desta terça, 7 de maio, diversas infrações à Norma Regulamentadora nº 24 (NR-24).

RISCOS À SAÚDE 😷

As condições no local temporário são alarmantes. Há uma quantidade insuficiente de banheiros, inadequação na localização dos mesmos – próximos à cozinha – e ainda há ausência de vestiários. Os Guardas não possuem um espaço apropriado para trocar de uniforme antes ou após o expediente, nem mesmo em casos de sujeira durante o serviço. Essas condições violam a norma NR24, que estabelece diretrizes para instalações sanitárias nos ambientes de trabalho.

A base da GCM do João Aranha possui as reduzidas condições:

  • 1 banheiro masculino;
  • 1 banheiro feminino;
  • não existe espaço reservado para troca de roupa ou fardamento;
  • 1 chuveiro para 200 GCMs – isso os impede de realizar com dignidade banho, higiene e/ou asseio.

LUTA POR RESPOSTAS 🤷

Após a vistoria, fomos buscar dialogar com autoridades responsáveis. No entanto, o secretário de Segurança, Maick de Souza Lucizano, não pôde nos atender mesmo após uma longa espera. Uma conversa com um Servidor da Segurança do Trabalho resultou na promessa de uma nova inspeção, e um protocolo foi elaborado e endereçado oficialmente ao Governo com as questões levantadas. No documento, nós pedimos ações imediatas!

POSIÇÃO DO SINDICATO ✊

“O STSPMP apresenta esta denúncia formal, com imagens do local, para a Secretaria de Segurança e a Segurança do Trabalho tomarem medidas de correção das falhas apontadas, garantindo assim um ambiente de trabalho seguro e digno a todos os Guardas”, pontua Claudia Pompeu, presidente do Sindicato.

OFÍCIO PROTOCOLADO 🔎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×