Saúde | Sindicato cobra da Prefeitura importantes adequações
Realizamos a assembleia exclusiva para tratar das condições de trabalho e remuneração dos Servidores da Saúde de Paulínia nesta quinta, 29 de abril. O Sindicato apresentou o levantamento de dados realizado através de um questionário entregue ao funcionalismo. As respostas evidenciaram as demandas urgentes do setor. Com base nas informações obtidas, o STSPMP formulou um ofício à Administração no qual cobra adequações na segurança do Hospital Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde.
A assembleia deliberou cinco tópicos como necessidades urgentes da Saúde:
1) Recursos Humanos: Concurso público para todos os setores; Saúde do Trabalhador; e contratação emergencial de profissionais para a Atenção Básica;
2) Regularização da insalubridade;
3) Efetivação do PCCV;
4) Adequação da infraestrutura das unidades de saúde;
5) Implementação da CIPA.
COBRANÇAS
No mesmo documento cobramos a compra e entrega de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) em quantidades e tamanhos adequados a cada setor e ainda a implantação de um sistema informatizado e unificado em toda a rede municipal de Saúde, com a devida atualização dos equipamentos de informática.
Durante a assembleia, os Servidores puderam esclarecer suas dúvidas em relação à insalubridade, abono, PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) e data-base com orientações do corpo Jurídico do Sindicato – Dr. Rafael Ceroni e Dr. Alexandre Mandl. Eles compartilharam o conhecimento dos caminhos possíveis de forma individual e coletivamente.
Nosso presidente Rodrigo Jacquet trouxe para o debate o convênio recém firmado com a Unicamp, pontuando que não houve participação do Conselho de Saúde, nem tampouco dos Servidores e população. Levantou aspectos potencialmente positivos e negativos deste tipo de convênio e destacou o risco da terceirização massiva dos trabalhadores e as consequências para o ambiente de trabalho e a previdência.
Finalizamos a assembleia com espaço aos participantes para apresentação de sugestões e encaminhamentos. Sugerimos ainda a criação de um Grupo de Trabalho formado por membros da diretoria e Servidores para que haja uma participação mais abrangente da categoria. Para esclarecer suas dúvidas, fale com o Canal da Saúde do STSPMP – (19) 999.286.305.
AGRADECEMOS A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO.
A LUTA CONTINUA!