Sindicato manifesta apoio e solidariedade aos Professores e mães atípicas e rebate mentiras veiculadas na mídia

Ouça a matéria!
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia (STSPMP) vem por meio desta nota manifestar seu total apoio e solidariedade aos Professores e mães atípicas do nosso município. Repudiamos a sequência de ataques feitos com fake news que circularam durante este final de semana em grupos, redes sociais e pseudojornalismo.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Foram matérias, posts, stories sobre as manifestações de Docentes (e de algumas mães de alunos atípicos) durante uma formação oferecida aos Servidores pela municipalidade nos últimos dias 25 e 26, em razão do Setembro Verde.
Tais publicações foram veiculadas com conteúdo e informações falsas e difamatórias, buscando desvirtuar as falas contundentes dos Professores da rede e das mães atípicas na defesa dos interesses de uma Educação verdadeiramente inclusiva, das políticas públicas educacionais de qualidade e, principalmente, dirigindo-se de maneira inadequada e persecutória ao Professor Diogo Avelino.
A principal alegação foi que os Professores e mães atípicas teriam desrespeitado o palestrante (um pesquisador autista) e o impedido de terminar sua palestra, causando-lhe, inclusive, uma crise.
A VERDADE DOS FATOS
Ocorre que as manifestações (que tiveram forma e autores diferentes em cada um dos dias e dos períodos do evento) foram todas pacíficas, ordeiras, democráticas e motivadas pelo ímpeto de combater a política do atual gestor e de sua cúpula da Secretaria da Educação de desmonte do atendimento inclusivo de alunos com deficiência nas Escolas da rede municipal, com fechamento de salas e ameaça de retirada de professores de apoio; diferentemente do que as postagens tentam mostrar.
Não houve, em nenhum momento, nem por parte de professores, nem das mães atípicas, desrespeito ao palestrante; houve, sim, questionamentos pertinentes sobre a proposta de desmonte da Educação inclusiva que a atual administração do município está promovendo.
Vale ressaltar que as fake news tentaram ainda atrelar a uma manifestação promovida pelo Sindicato, o que também não procede, pois o Sindicato não estava presente no evento.
APOIO
Salienta-se, no entanto, que o Sindicato apoia a manifestação legítima dos Professores e mães atípicas. Além disso, mantém uma atitude séria e respeitosa com a Administração, porém com uma defesa intransigente dos interesses da nossa categoria, compreendendo, assim, que o compartilhamento de fake news não só desrespeita os Professores, mas fere os princípios democráticos nos quais estão assentados a nossa sociedade.
Apresentamos também nossa total solidariedade às mães, que têm feito um esforço hercúleo por seus filhos, nossos alunos, na rede pública do município, para garantir um atendimento de qualidade, que tem sido sistematicamente atacado por esta gestão. Reafirmamos nosso apoio ao Professor Diogo, que tem sofrido um linchamento virtual nas redes, de forma covarde e oportunista.
NÃO AO RETROCESSO, SIM À INCLUSÃO!
Ver essa foto no Instagram